sábado, 8 de setembro de 2012

ADONIRAN BARBOSA

   
          ADONIRAN BARBOSA (1912-1982) FOI UM CANTOR E COMPOSITOR BRASILEIRO. "SAUDOSA MALOCA" FOI SEU PRIMEIRO SUCESSO COMO COMPOSITOR. "TREM DAS ONZE" É MAIS UMA DE SUAS MÚSICAS QUE RETRATA O COTIDIANO DAS CAMADAS MAIS POBRES DA POPULAÇÃO URBANA.
         ADONIRAN BARBOSA (1912-1982) NASCEU EM VALINHOS, SÃO PAULO, NO DIA 6 DE AGOSTO. FILHO DE IMIGRANTES ITALIANOS, FERDINANDO E EMMA RUBINATO. AINDA JOVEM A FAMÍLIA MUDA-SE PARA JUNDIAÍ. EM 1924, MUDA-SE PARA SANTO ANDRÉ, NA GRANDE SÃO PAULO, ONDE COMEÇA A TRABALHAR PARA AJUDAR A FAMÍLIA. AOS 22 ANOS VAI PARA SÃO PAULO, ONDE SE EMPREGA COMO VENDEDOR DE TECIDOS.
       NA CAPITAL PAULISTA PARTICIPA DE PROGRAMAS DE CALOUROS NO RÁDIO. SEU NOME VERDADEIRO É JOÃO RUBINATO MAS, ADOTA O PSEUDÔNIMO DE ADONIRAN BARBOSA. ADONIRAM, NOME DE SEU MELHOR AMIGO, E BARBOSA EM HOMENAGEM AO CANTOR LUÍS BARBOSA, SEU ÍDOLO.
       EM SUAS OBRAS, RETRATA O COTIDIANO DAS CAMADAS POBRES DA POPULAÇÃO URBANA E AS MUDANÇAS CAUSADAS PELO PROGRESSO. PARA ISSO, FAZ USO DA MANEIRA DE FALAR DOS MORADORES DE ORIGEM ITALIANA DE ALGUNS BAIRROS PAULISTANOS, COMO BARRA FUNDA E BRÁS. UMA DE SUAS ÚLTIMAS COMPOSIÇÕES FOI "TIRO AO ÁLVARO", GRAVADA POR ELIS REGINA EM 1980. MORRE EM SÃO PAULO NO DIA 23 DE NOVEMBRO DE 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário